O Festival de Gramado anuncia mais uma homenageada. Nesta 52ª edição, que ocorre entre os dias 9 e 17 de agosto, a diretora executiva do Festival Internacional de Cinema de Berlim Mariëtte Rissenbeek vai receber o Troféu Kikito de Cristal. A honraria, tradicionalmente entregue a grandes nomes do cinema ibero-americano, agora passa a ter status global.
Mariëtte atuou como diretora executiva desde 2019, sendo a primeira mulher a assumir o cargo, encerrando sua colaboração com o festival alemão na 74ª edição, ocorrida neste ano, cujo vencedor do Urso de Ouro foi Dahomey, da diretora franco-senegalesa Mati Diop.
— É uma nova fase de Gramado. Estamos alçando voos cada vez mais altos. Poder iniciar essa nova etapa do Kikito de Cristal com uma homenagem à Mariëtte, quando a imigração alemã completa duzentos anos em nosso país, é muito simbólico. Uma mulher com uma trajetória de pioneirismo que culmina na direção geral de um dos maiores festivais de cinema do mundo. Estamos honrados em recebê-la nesta edição do Festival — comenta Rosa Helena Volk, presidente da Gramadotur, autarquia responsável pelos eventos de Gramado.