Olha só que baita notícia que nos traz a produtora cultural Juli Pandolfo. As boas novas vem lá de Galópolis. Três projetos foram contemplados pelo fomento cultural federal e municipal para a localidade. A Tum Tum Produtora, dirigida executivamente pela Juli, assina a produção cultural das três ações. Segue o fio:
1
O Inventário Participativo de Galópolis foi reconhecido e certificado como Ponto de Memória pelo IBRAM Instituto Brasileiro de Museus (Autarquia do Governo Federal) e ganhou o Prêmio Pontos de Memória 2023 - Edição Helena Quadros, que selecionou 100 práticas em museologia social e processos museais comunitários.
2
Já a Associação dos Moradores de Galópolis | AMOG foi selecionada na Lei Paulo Gustavo (LPG) de Caxias do Sul - Edital Salas de Cinema e fará a execução de parte de uma das etapas da reforma do Cine Operário de Galópolis. Contando, o projeto, com a colaboração dos arquitetos Alexandre Dalosto, Paula Iezzi Ballestrin, do engenheiro Joel Furlan, do designer Marco Aurélio Verdi e de Rosa Maria Diligenti, neta do fundador do Cine Operário.
3
E, por fim, o Instituto Hércules Galló aprovou, na Lei Rouanet (Lei de Incentivo à Cultura Federal), seu Plano Anual de Atividades para 2024 e busca tanto pessoas físicas como empresas gaúchas que tenham interesse em patrocinar o projeto através de dedução fiscal de IR contribuindo para a manutenção da instituição cultural.
História do prédio que abrigou também o Cine Operário
Inaugurado em 1929 por Victorio Diligente, o espaço acolheu nos primórdios jantares de casamento, festas de carnaval e bailes dos grupos de bolão do Círculo Operário Ismael Chaves Barcellos. Localizado na Rua Ismael Chaves Barcellos, o prédio propiciou a realização das variadas atividades culturais. No final da década de 1940, a inauguração do palco fomentou o teatro.
Em 2005, depois de 20 anos sem exibir nenhum filme, um grupo de amigos, moradores do bairro, resolveu reutilizar o espaço. E, em setembro daquele ano, com a projeção do filme Bicho de Sete Cabeças, da cineasta Laís Bodansky, o Cine Operário voltava à cena por meio de uma ação do Grupo Matéria Prima.