Cruzando Fronteiras é o disco de estreia da dupla Ermi e Domenica. O trabalho reúne cinco faixas autorais, percorrendo ritmos como valsa, marcha e chamamé, e foi disponibilizado nesta semana no YouTube.
Parceiros musicais desde 2021, os artistas trazem bagagens culturais distintas. Ermi Coelho é natural de Bom Jesus, nos Campos de Cima da Serra, e pratica acordeon desde a adolescência. Já Domenica Fávero é de Bento Gonçalves e descendente de imigrantes italianos. Cantora e compositora, pesquisa desde a década 1980 as manifestações musicais em Talian, das irreverentes canções entoadas em festas coloniais às cantigas infantis.
Além de Cruzando Fronteiras, faixa em ritmo chamamé que empresta seu título ao projeto, Ermi e Domenica apresentam as canções Megera (valsa), Saga del Bep (valsa), Adesso sempre e domani (marcha) e Tomba veccia (valsa). As gravações, feitas no estúdio Vinicius Modelski, contaram com o apoio do músico uruguaio Luís Alberto dos Santos Gonzales no violão e no bandoneon e de Vinício dos Santos Junior na guitarra e no baixo.
O projeto Cruzando Fronteiras conta com recursos do edital 2022 do Financiarte.