A produtora gaúcha Tela Indígena desenvolveu por meio de laboratórios artísticos e estúdios de gravação nas comunidades indígenas kaingang de Nonoai e Canela, o projeto de um novo álbum musical e visual com canções inéditas e tradicionais de autoria indígena. O álbum Goj tej e goj ror, as águas são nossas irmãs nasce do encontro de diferentes gerações para dialogar e cantar sobre e para as águas.
A concepção, indicação e seleção das 19 faixas foi realizada pelos kaingang em cada um dos territórios e os laboratórios artísticos e interdisciplinares reuniram kujá (pajés), músicos, artistas visuais e produtores culturais não indígenas, nos territórios Konhún Mag, em Canela, e Nürvenh, em Nonoai, entre outubro de 2022 e janeiro 2023.
As músicas serão lançadas nas plataformas digitais nesta quarta-feira (26). O evento de lançamento em Canela ocorre no dia 5 de agosto, às 15h, com projeções, dança e canto, na Aldeia Konhún Mag, na Floresta Nacional de Canela. A entrada é franca.
Saiba mais
A produção musical e edição de áudio é de Thiago Ramil e a identidade visual é da professora e artista indígena Vera Kaninhka e da designer gráfica Amanda Teixeira.
A idealização e realização é da Tela Indígena, formada pelos antropólogos Ana Letícia Schweig, Eduardo Schaan, Geórgia Macedo e Marcus Wittmann, juntamente com a líder indígena e Kujá Iracema Gah Teh.
O álbum conta com financiamento da Lei de Incentivo à Cultura (Lic) e patrocínio do Natura Musical, de um total de 33 projetos selecionados. Confira mais sobre o projeto neste site.