Saiu no decreto oficial da Prefeitura de Farroupilha. O prefeito Fabiano Feltrin assinou na segunda-feira (24), decreto endossando o nome do escritor, jornalista e palestrante farroupilhense Egui Baldasso, como patrono da Feira do Livro de Farroupilha. O tema da 32ª edição é "Leitura e Cultura para Todos" e acontecerá de 7 a 11 de novembro na Praça da Emancipação. Além disso, a prefeitura retoma o evento, que não é realizado no município desde 2016.
— A feira não apenas promove a leitura de forma amplamente democrática para toda a população, mas também se configura como um espaço de lazer e convivência que aproxima as pessoas de sua própria cidade. Trata-se de um ambiente que valoriza a leitura e, ao mesmo tempo, promove diversas atividades culturais, tornando-a um evento multicultural — defende a secretária da Educação, Cultura, Esporte e Juventude, Luciana Zanfeliz.
O patrono, Egui Baldasso, defende a feira como um momento especial e oportuno para aproximar crianças e adolescentes do universo dos livros, sobretudo no contato com autores da região e do Brasil.
— Eu que sou farroupilhense e escrevi meus primeiros textos em Farroupilha, e sempre lanço primeiro meus livros aqui em Farroupilha, gosto de valorizar o meu lugar e de onde eu vim. Então, ter essa oportunidade de ser patrono é também simbólico por representar aquilo que eu sempre acreditei como escritor, como jornalista, como comunicador, mas, principalmente, como alguém que valoriza muito o livro. Tenho centenas deles em casa, sou um entusiasta do livro. É um momento de emoção, de orgulho e de valorização da minha carreira e uma grande oportunidade de lançar a minha quarta obra, na Feira do Livro deste ano — revela Baldasso.
O autor prepara o lançamento de um livro de crônicas, mas com textos mais longos do que habitualmente são publicados em jornal. Nessa obra, que, segundo o autor, está no limiar entre a crônica e o conto, enfatiza personagens que atravessaram a vida de Baldasso e deixaram a ele alguma lição de vida. A obra ainda não tem um nome definido, mas será lançada na Feira do Livro de Farroupilha, deste ano.
A respeito da retomada do evento, o patrono diz que a Feira do Livro é importante para a preservação da memória cultural da comunidade.
— É um passo fundamental pra uma cidade do porte de Farroupilha, retomar a sua feira depois de sete anos. Uma cidade que olha pra educação sempre de uma forma especial, com números importantes em olimpíadas de Língua Portuguesa e de Matemática, por exemplo. Farroupilha é uma cidade que tem vocação para a educação. O evento será como um resgate de tudo que já foi vivido e ainda está muito presente na memória dos moradores de Farroupilha. E essa é a oportunidade de reviver tudo isso — diz Baldasso, entusiasmado.
PROGRAME-SE
- O quê: 32ª edição da Feira do Livro de Farroupilha.
- Quando: 7 a 11 de novembro.
- Onde: Praça da Emancipação, em frente à Prefeitura Municipal de Farroupilha.