Bem no início desse ano, quem acompanha com assiduidade a coluna, vai lembrar que eu citei uma série de exposições e ideias que o artista visual caxiense, Rafael Dambros, tinha planejado pra 2023.
1
Lá na nota publicada em fevereiro, eu citava que ele ia participar da exposição Afiar, no Museu de Belas, no Rio de Janeiro. Pois então, a obra em bordado São Sebastião integrou a mostra e chamou a atenção da Daniela Matera, uma das diretoras do Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro, que solicitou ao Rafael que ele doasse a obra ao acervo. E depois dessa notícia, pipocaram diversas boas novas que eu vou relatar a seguir.
2
Abriu na última sexta-feira (16), em Lisboa, Portugal, a exposição Queer Mood - Ser Cuír, com a participação dos artistas caxienses, Carine Panigaz e Rafael Dambros. As obras ficam em cartaz até o dia 30. A mostra é coletiva e reúne artistas brasileiros e portugueses que trabalham com diversos temas relacionados a gênero, sexualidade e colonialismo, e integra o mês do orgulho LGBT.
3
Em São Paulo, o Rafael Dambros está com obras em dois espaços. No 2º Festival Vortice de Arte Erótica, promovido pela Vórtice Cultural. Ele expõe duas de suas obras, até o dia 1º de julho. O artista caxiense foi um dos 18 selecionados dentre mais de 200 inscritos.
4
O Rafael também integra a exposição Muito Além da Parada, na capital paulista. A obra exposta é uma reprodução, em formato pôster de uma obra original intitulada Artista bom é artista morto (foto ao lado), produzida em caneta esferográfica e pertencente ao acervo da artista Verlu Macke. A obra pode ser conferida até o dia 2 de julho, na Galeria Objectos do Olhar.
5
E, como diz o Rafael, "pra fechar o primeiro semestre", também tem obra em Limeira, interior de São Paulo. Desde o último sábado (17), o caxiense está com a obra O Artista (foto abaixo) à mostra na 1ª Exposição de Pequenos Formatos, na Oposta Espaço Inventivo. A obra é um retrato do artista goiano Helder Amorin.
Ainda em 2023, Rafael pretende organizar uma exposição em Caxias, apenas de bordados, além de estar trabalhando na produção de novos trabalhos com caneta Bic para uma futura exposição com temática contínua à Santificados, de 2018.