Quem nunca abriu uma caixa com recordações familiares, entre fotografias, objetos, bilhetes e cadernos de anotações? O detalhe é que nem sempre conseguimos discernir do que se trata e, por vezes, desconhecemos a maioria das pessoas retratadas. Esse foi o ponto de partida para a criação da exposição O que Ficou - Histórias Reais ou Não, das amigas e fotógrafas Emily Coelho e Sara Verza.
A mostra com 30 imagens pode ser conferida a partir desta sexta-feira (19), às 19h, na Sala de Exposições do Centro de Cultura Ordovás, em Caxias do Sul. A abertura ocorre com uma visita guiada com a presença das artistas.
O olhar para o passado fez com que as artistas pudessem entender mais sobre a trajetória daqueles que foram, e que ainda são importantes.
— Com isto, gostaríamos de abordar a importância de documentar quem nos rodeia, quem amamos. Registrar, catalogar, nomear, legendar e valorizar as pessoas que, por algum motivo, são importantes para nós — comentam as artistas.
A mostra fica em cartaz até o dia 18 de junho e pode ser visitada de forma gratuita, nos seguintes horários: segundas, das 9h às 16h; terças a sextas, das 9h às 22h; finais de semana, das 16h às 22h.
Além da mediação das artistas na visita guiada de abertura, elas também estarão realizando o workshop O que Vai Ficar - Álbuns de Família, uma oficina de criatividade e criação de novas narrativas através de imagens e textos, direcionado ao Programa Educativo UAV. A atividade ocorre nos dias 14 e 16 de junho. Mais informações por este link.