A artista multimídia caxiense, Diana Domingues, é referência mundial. Multipremiada, é sempre convidada para apresentar suas instalações mundo afora. O reconhecimento mais recente vem do e-Culture Awards 2023, da Anilla Cultural, na categoria "Pioneers e-Culture".
A cerimônia é online e ocorre nesta quinta-feira (4), a partir do Uruguai. Diana é mais uma prova de que Caxias do Sul sabe ser vanguarda e contemporânea.
Confira a seguir, o que pensam algumas das autoridades nesse campo da arte, a respeito da obra de Diana Domingues:
"Não há pesquisadores ou artistas engajados no campo da arte e tecnologia, em quaisquer partes do mundo, que não tenham conhecimento da pessoa e dos trabalhos de Diana Domingues. Citada em vários livros estrangeiros e artista premiada, seu nome engrandece não apenas a cidade onde nasceu, Caxias do Sul, mas também nosso país".
Lucia Santaella, pesquisadora e professora na pós-graduação em Comunicação e Semiótica e em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (PUC-SP)
"Diana Domingues é uma artista de grande reconhecimento internacional no campo da arte eletrônica. Suas peças interativas possuem um conceito muito forte junto com um uso poderoso da interface".
Machiko Kusahara, professora japonesa e pesquisadora de arte eletrônica
"Diana Domingues é uma teórica das artes visuais tradicionais (das artes visuais ao vídeo) e das novas artes visuais, baseadas na tecnologia digital - computadores, interfaces, redes. Possui um conhecimento preciso e vasto do meio internacional (artistas, historiadores da arte, estetas, curadores, investigadores, editores, etc.) e as suas análises são sempre pertinentes e objetivas, sendo as publicações que dirige de capital interesse".
Edmond Couchot, artista digital francês e professor na Universidade Paris-8