A dita economia criativa é tema de palestra promovida pela CIC-Caxias. Pra ver como essa abordagem ainda é incipiente no Brasil, o mapeamento mais recente da Indústria Criativa foi publicado em julho de 2022, pela Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro). Eles analisaram a dinâmica, cenários e tendências do setor nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Amazonas e Rio Grande do Sul, entre 2017 e 2020. Pois é, os dados são defasados.
Apesar da crise gerada pela pandemia da covid-19, que afetou diretamente a área criativa, o estudo mostrou que a participação do PIB Criativo no total do PIB brasileiro passou de 2,61% em 2017, para 2,91% em 2020.
Como uma forma de valorizar mais esse setor é que vai ocorrer a palestra Economia Criativa Território e Desenvolvimento Econômico, com Jorge Piqué, professor e gestor universitário na UrbsNova - agência de Design Social.
A atividade ocorre no dia 18 de abril, às 19h, no Auditório CIC. Ingresso gratuito para associados. Não associados, R$ 30.
Inscrições por este site.