E vem aí mais uma edição do Ateliê Araçari, realizado pelo Instituto de Leitura Quindim. O projeto prevê a realização de oficinas de experimentações e vivências de diferentes linguagens artísticas para crianças e jovens de casas-lares, abrigo e serviços de convivência e fortalecimento de vínculos de Caxias do Sul.
Para 2023, o projeto irá atender 240 crianças e jovens (de 6 a 17 anos), nas 80 oficinas nos meses de abril, maio, junho e julho, no contraturno escolar. Os alunos serão recebidos no Quindim, onde irão ter atividades durante um mês, com periodicidade de uma vez por semana. Cada uma das 20 instituições selecionadas poderá levar 12 crianças/jovens por vez, para terem as aulas que serão divididas por instituições.
— Sabemos da importância desse projeto, especialmente para essas pessoas, pois a infância e a juventude são fases do desenvolvimento humano cuja janela de aprendizagem encontra-se num período privilegiado para a exploração, a experimentação e o desenvolvimento integral dos sujeitos — afirma Volnei Canônica, presidente do Instituto de Leitura Quindim.
Esta edição do projeto Ateliê Araçari é financiada pela Lei de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul/Prefeitura de Caxias do Sul e conta com o apoio cultural do Instituto Elizabetha Randon e do Villagio Caxias. Além de parceiros institucionais como a Fundação de Assistência Social (FAS) e o Programa Apadrinhe.