O Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami, em Caxias do Sul, tem se dedicado a abordar assuntos e temáticas que, por muito tempo, foram deixadas pra lá. Lançar luz sobre esses temas é valorizar quem foi deixado pra trás no curso da História.
No dia 27, a partir das 19h30min, vai rolar a roda de conversa Indígenas e Contextos Urbanos: Apagamento Histórico e Retomadas na Serra Gaúcha, uma atividade alusiva a data que rememora os Povos Indígenas do Brasil.
A ideia é promover um debate com sobre o apagamento dos povos indígenas nas narrativas históricas da região nordeste do Estado e, ao mesmo tempo, dar visibilidade às retomadas por territórios e fortalecimento de suas culturas.
O debate será mediado por Ramon Tisott (docente da área de História da UCS), com participação de Orilde Ribeiro (acadêmica de Pedagogia do Instituto Federal do Rio Grande do Sul e professora da Escola Indígena Nivo, da comunidade Pãnónh Mág, em Farroupilha), Caroline Silva (mulher indígena em retomada), Mônica de Souza Chissini (docente da área de Letras do IFRS/ Campus Farroupilha) e Odériê (artista afro e indígena da etnia ChaYúa).
A entrada é franca.