Ainda no contexto das avaliações do ano que passou e ao mesmo tempo projetando ações para 2023, o Projeto Mais Música contabiliza as realizações de suas duas frentes de ação, o Projeto de Música Florescer e o Projeto Orquestra Jovem da Fundação Marcopolo, ambos focados na formação musical e na popularização da música de concerto.
Dedicado à formação de crianças e jovens, na perspectiva da inserção social, o Projeto de Música Florescer atendeu 140 beneficiários do Programa Florescer, mantido pelo Instituto Elisabeta Randon, realizando diversas atividades formativas, desde a musicalização infantil nas Casas Florescer Interlagos e Forqueta às práticas de canto e de instrumento, desenvolvendo os grupos musicais Coro Infanto Juvenil e Projeto Orquestra Jovem Florescer.
Também foram feitas cinco apresentações para um público de mais de quatro mil pessoas da comunidade caxiense e região, inclusive alunos da EMEF Américo Ribeiro Mendes e quem esteve na programação da Primavera do Ecoparque, em setembro, que teve mais de cinco mil pessoas na plateia.
Projeto Orquestra Jovem
Por sua vez, o Projeto Orquestra Jovem da Fundação Marcopolo reuniu 76 integrantes em suas atividades, dentre eles alunos do Projeto Escolas, mantido pela Fundação. Esse grupo realizou oito apresentações, incluindo concertos didáticos e participação na Feira do Livro de Caxias, alcançando um público de mais de mil pessoas da comunidade, dentre elas 340 alunos de escolas públicas caxienses. O projeto teve patrocínio das Empresas Marcopolo, White Martins e Matrizes Belga, além do apoio da Agebras e da Faculdade Ideau, que sediou as atividades.
Para 2023, a Coordenadora Geral do Mais Música, Claudia Bressan, salienta que pretente reforçar e renovar estas plataformas de ação e formação, com novas atividades. Os dois projetos tiveram recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura, numa realização do Ministério do Turismo, por meio da Secretaria Especial da Cultura.