Neste domingo, no Dia da Visibilidade Trans, comemorado nacionalmente em 29 de janeiro, ocorre a primeira edição da Marcha do Orgulho Trans, em Caxias do Sul. O evento é organizado pela ONG Construindo Igualdade.
A concentração está marcada para as 14h, na esquina das ruas Os Dezoito do Forte e Dr. Montaury. Após, a caminhada seguirá em direção ao bairro São Pelegrino, com encerramento em frente à Level Cult, onde será realizado um aquece para o Bloco Arco-Íris 2023, a partir das 17h.
— O objetivo da marcha é organizar o movimento trans da região e reivindicar os direitos da nossa comunidade, que estão sendo constantemente negados no Estado do Rio Grande do Sul. O significado da atividade é mostrar que existimos e resistimos — resume Cleo Araujo, diretora da ONG Construindo Igualdade e uma das organizadoras do evento.
No percurso, de aproximadamente 800 metros, o público acompanhará apresentações musicais da artista caxiense Amanda e da banda do Bloco da Ovelha. No encerramento, previsto para a Level Cult, serão apresentados o abadá e o jingle do Bloco Arco-Íris 2023, marcado para o dia 21 de fevereiro, na Praça das Feiras. Também serão escolhidos a embaixatriz e o embaixador do bloco.
Os ingressos para a festa na Level custam R$ 20 e estão à venda no local.