Pra ti ver como uma despretensiosa postagem nas redes sociais pode render mais do que um punhado de memórias. Em 2017, o engenheiro de produção Roberto Marcon, 52 anos, postou fotos do show de estreia da banda de punk rock caxiense Detrito Urbano, ocorrido na Escola Estadual Melvin Jones, em junho de 1987.
— Postei despretensiosamente as fotos e um dos guitarristas que tocou na banda, o músico Gilberto André (Gilblack), me procurou com a proposta de produzirmos um álbum com as canções a fim de registrar essa história — conta Marcon.
Entre a ideia e a conclusão do trabalho, em dezembro de 2022, transcorreram-se cinco anos e, nesse meio tempo, foram regravadas nove músicas: Detrito Urbano, Vampiros do Poder, Alcoólatras, Dia a Dia, Homens do Amanhã, Potência do Ano 2000, Vômito, América Latrina, INSS, e mais a faixa bônus, Hilário - o Punk, regravada pela banda caxiense UFO, em 2002.
Participaram da regravação Roberto Marcon (vocal), Gilberto André - Gilblack (guitarra, contrabaixo e sax), que integravam a Detrito Urbano, e Gui Mello (bateria), músico parceiro do projeto. Pra conferir o resultado é só pesquisar nas redes de streaming pelo nome da banda.