Sempre que há projetos relacionando o exercício da escrita e da leitura às atividades curriculares escolares é sinal de que há, sim, gente pensando no futuro dessas crianças e jovens.
Um desses frutíferos projetos é o Palavras Mágicas que chega nas escolas municipais de Caxias do Sul com a realização das palestras A Origem das Palavras Mágicas, proferidas pelo autor, Virgilio Canever e oficinas de escrita criativa, ministradas pela escritora, professora e colunista do Pioneiro, Adriana Antunes.
As atividades iniciaram no dia 10 de novembro, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Angelo Francisco Guerra, no bairro São Ciro e segue nesta quinta-feira (24), na Escola Municipal de Ensino Fundamental Alberto Pasqualini, do bairro Planalto e no dia 1º de dezembro, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Mário Quintana, no bairro Diamantino.
O projeto prevê a realização das palestras e oficinas para até 30 alunos das turmas do 5º ao 9º ano de oito escolas do ensino fundamental da rede municipal de Caxias. Os trabalhos serão publicados nas redes sociais do projeto e serão realizadas ainda oito lives pelo canal do Youtube, falando sobre as palavras mágicas mais escolhidas em cada escola e pelo público, através de uma pesquisa que estará disponibilizada nas redes sociais.
Palavras Mágicas é financiado pela Lei de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul e tem apoio cultural das Empresas Randon e do Instituto Elisabetha Randon. A produção cultural é de Florencia Nieto e da equipe da Lynch Gestão Cultural.