O desafio era enorme, não apenas pela temática, mas também pelo limite de tempo dos filmes (10 minutos cada). É que os alunos do primeiro ano do novo Ensino Médio do Colégio La Salle Caxias foram desafiados a realizar filmes em documentário, com uma temática livre, mas necessariamente tinham que inter-relacionar essa proposta com o bicentenário da Independência do Brasil.
Durante os trimestres anteriores os alunos pesquisaram sobre o assunto escolhido e tiveram aulas sobre fotografia, edição, captação de imagem e áudio, assistiram e analisaram documentários diversos. Eles tiveram ainda uma palestra super especial com o produtor cultural e realizador audiovisual Rafael Vebber. A orientação é das professoras Raissa Ness e Nilcéia Kremer.
Para celebrar essa realização, o colégio promove nesta sexta-feira (14), às 19h30min, o Festival de Cinema O Bicentenário em 50 minutos. Serão exibidos cinco documentários que concorrem às seguintes categorias: Melhor roteiro, Melhor produção, Melhor trilha sonora, Melhor edição, Melhor fotografia, Melhor direção e Melhor documentário.
Foram convidados a participar como jurados do festival o Carlinhos Santos (jornalista, produtor cultural e apresentador da Rádio São Francisco), Sinara Boone (docente do Centro de Artes e Arquitetura da UCS), Robinson Cabral (cineasta e produtor cultural responsável pelo projeto Cinema de Verão e Cinema na Estação), Luciana Stello (diretora do SESC Caxias), Felipe Gue Martini (coordenador dos cursos de Cinema e Jornalismo da FSG Centro Universitário) e Mona Carvalho (coordenadora da Unidade de Artes Visuais da Secretaria Municipal da Cultura de Caxias).
A sessão desta sexta-feira é direcionada à comunidade escolar, pais e convidados. E torcendo para que em breve os alunos disponibilizem os documentários na internet.