Como resumir em uma frase o significado do Téti - Festival de Arte e Cultura para a Infância que chega à sua 5ª edição em outubro?
Um dos caminhos para traduzir isso é por uma metáfora. É como se o festival fosse a água que alimenta sementes em terra fértil e continuamente segue sendo regada até que se torne uma árvore frondosa cujos frutos darão conta de alimentar a próxima geração.
Quem toca esse projeto com maestria é a produtora cultural Caliandra Troian. Para ela, o principal incentivo para realizar a proposta é acreditar que as vivências da infância contribuem para a formação de pessoas que irão valorizar a cultura durante toda a vida:
— Ao apresentar às crianças possibilidades de interação com as diferentes manifestações artísticas, permite-se o despertar da criatividade e da imaginação, a construção de conhecimentos, a apuração de um olhar estético e sensível em relação ao mundo — explica Caliandra.
O tema deste ano é Asas à imaginação e a programação ocorre entre os dias 6 e 16 de outubro, em Caxias. O festival multidisciplinar é destinado às crianças e suas famílias em formato híbrido (presencial e online), com programação acessível e inclusiva. São 10 dias de atividades entre espetáculos e intervenções artísticas, oficinas criativas nas áreas de teatro, dança, circo, música, literatura e artes visuais, entre outras, com o objetivo de inserir a criança no universo artístico.
Apoios e incentivos
O 5º Téti - Festival de Arte e Cultura para a Infância é uma realização da Cali Gestão Cultural e Comunicação, com financiamento da Lei de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul e Pró-cultura RS. Patrocínio de Cardan, Lojas Magnabosco, Orquídea Alimentos e Sorvetes Urca. Apoio cultural de Empresas Randon e Unimed Nordeste RS. Parceiros Eureka, Instituto Sérgio Lovato, Sesc Caxias do Sul, Infront Mídia e Villagio Caxias.