CORREÇÃO: o Talian é considerado um idioma, e não dialeto como publicado entre as 16h do dia 22 de agosto e as 15h do dia 24 de agosto. O texto já foi corrigido.
Mas que bela sacada essa. A Spasso a Caxias é o nome de um livro que pretende contar a história da cidade transitando por entre os pontos turísticos em áreas urbanas e rurais. Ah, e pra quem não entendeu o significado o nome da obra é porque não sabe nada em Talian. Então traduzimos aqui: Um Passeio em Caxias.
A autora é a artesã Roberta Maria Forner. A ideia do livro surgiu por meio de uma brincadeira, quando ela criou um perfil no Facebook chamado Polenta Brustolada II. A proposta dela era interagir com os internautas ao propor charadas para que as pessoas identificassem pontos turísticos de Caxias. A língua para esses diálogos virtuais era o Talian.
O resultado dessa interação você poderá conferir no dia 8 de setembro, quando ela lança A Spasso a Caxias, em formato de live, a partir da Livraria Do Arco da Velha. O livro tem apresentação de João Wianey Tonus — uma espécie de gladiador na defesa do Talian — , revisão do Talian de Marcelino Dezen, ilustrações e design gráfico de Ernani Carraro. A obra tem financiamento da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (LIC), com apoio cultural de Empresas Randon, Instituto Elisabetha Randon e Viezzer Engenharia.
Programe-se
O quê: Lançamento do livro A Spasso a Caxias, de Roberta Maria Forner.
Quando: 8 de setembro, às 19h.
Quanto: Cada exemplar do livro custa R$ 35.
Onde: Livraria do Arco da Velha, por meio de live no perfil do Facebook.
Financiamento: Lei Municipal de Incentivo à Cultura (LIC), com apoio cultural de Empresas Randon, Instituto Elisabetha Randon e Viezzer Engenharia.