O rapper e educador social caxiense Chiquinho Divilas é daqueles caras que quebra muralhas e estende pontes por onde anda, aproximando e unindo as mais diversas realidade e apontando o futuro. Prova de mais uma dessas boas ações agora está nas redes.
O Projeto RAPajador (R)ap (A)dolecentes (P)ajada lançou um site que apresenta um panorama do que aconteceu nos encontros realizados entre junho e julho no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case), no Centro de Atendimento em Semiliberdade (Casemi), da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Rio Grande do Sul (FASE) e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).
No site estão armazenados três vídeos, cuja produção e edição é da produtora 8C5A, realizados durante as atividades em cada entidade. Além disso, foram disponibilizados três podcasts em vídeo com entrevistas com os representantes de cada entidade que recebeu o projeto. Entrano no site é possível ainda conferir as músicas produzidas pelos alunos de todas as entidades atendidas. A produção musical é de Rafael De Boni. E para finalizar, está indexado ainda um e-book assinando pelo Chiquinho Divilas, denominado (R)ap (A)dolescentes (P)ajada na socioeducação.
O projeto contemplou ainda a realização de oficinas de rima, pajada e DJ em cada uma das instituições. Também foi montado um estúdio para que os adolescentes gravassem seus versos criados a partir das reflexões e provocações feitas pelo Chiquinho, idealizador da proposta.
RAPajador é um projeto que aproxima a Cultura Hip Hop à Cultura Sul-Riograndense e mesmo Platina, propondo um encontro das rimas do rap com os versos da pajada, mediados pelas intervenções eletrônicas de um DJ. A proposta mobiliza o rapper Chiquinho Divilas, o acordeonista Rafael De Boni e o DJ Hood desde 2018.
O projeto RAPajador (R)ap (A)dolescentes (P)ajada tem financiamento de Lei de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul, com apoio cultural do Instituto Elisabetha Randon e Fundação Marcopolo.
Confira o site.