Para além de um projeto lindo e fofo, esse lançamento de livro é também uma preciosa dica aos pais que não sabem como conduzir filhos que já nascem com uma efervescente capacidade criativa.
Tudo começou no início da pandemia, em 2020. A médica Adriana Tier, ao voltar de um penoso plantão, encontrou um trabalho manual do filho, Heitor, na época com 4 anos, em que ele criava um robô. Surpresa com isso, ela desafiou o filho a contar a história daquele personagem. Assim começava a nascer o livro Rald, o Robô, que será lançado sábado, das 14h às 16h, na Biblioteca Pública Castro Alves, em Bento Gonçalves.
— Os personagens, brincadeiras e diálogos que acontecem na história são inspirados nas criações imaginárias de Heitor e nossas vivências em família desde os anos iniciais de vida do nosso pequeno. Acredito ser possível plantar uma inspiração em outras famílias: quantas histórias nossas crianças nos contam todos os dias? Quantas dessas histórias conseguimos ter "olhos de ver", "ouvidos de escutar" e "coração de sentir"?" — instiga Adriana.
A partir da criatividade de Heitor, a publicação originou ainda uma composição homônima criada pelo músico Wladi Costa, que pode ser conferida no Spotify. Está em fase de compositção uma segunda música, dessa vez em uma parceria entre o músico Matheu Corrêa e o brincador Maurício Alves, artistas que fazem parte do Projeto Kombina. A música será usada nas atividades interativas no dia do lançamento, que é aberto ao público. O trabalho também estará em breve nas plataformas digitais.
Além dos autores mãe e filho, a tarde de lançamento e sessão de autógrafos contará com a presença do ilustrador Marlon Costa, que vai expor as ilustrações originais do livro durante o evento, da escritora Christina Dias e do artista e contador de histórias Maurício Alves. O projeto também tem apoio da livraria Dom Quixote.