O lançamento da maior vindima da história do Rio Grande do Sul promete ser um dos principais destaques desta sexta-feira (8) no Festuris (Feira Internacional de Turismo de Gramado). O secretário estadual do Turismo, Ronaldo Santini, estará na feira para anunciar a novidade, no estande da pasta.
A partir de janeiro, a colheita da uva será aberta em mais de 20 municípios gaúchos. A proposta é que a vindima se consolide como um novo produto turístico no calendário da Serra à Campanha. Em cidades como Bento Gonçalves, a vindima já se tornou um atrativo e é um período considerado de alta temporada. Muitas vinícolas da região oferecem pacotes com direito a passeio nos parreirais, colheita da fruta e degustação.
Para divulgar o projeto, pipas serão pintadas ao vivo por um artista plástico no espaço destinado ao turismo do Rio Grande do Sul, no Serra Park – é a primeira vez que o Festuris concentra estandes de roteiros gaúchos.
A apresentação do projeto em uma das feiras mais importantes de turismo da América Latina ganha maior significado em um momento de recuperação do segmento no Estado após a enchente de maio.
– O Festuris 2024 é fundamental para a retomada do setor turístico do Rio Grande do Sul. Este evento é uma plataforma para apresentar novas iniciativas e reforçar estratégias que visam impulsionar o turismo regional. A feira ajuda a atrair visitantes do Brasil e do Exterior, contribuindo para a recuperação econômica e o fortalecimento da imagem do Estado como destino turístico – diz Santini.
Conforme o secretário, a tragédia ambiental causou prejuízos significativos ao setor, especialmente em Gramado, onde as perdas ultrapassaram R$ 100 milhões apenas para o mês de maio.
– Embora o turismo tenha sido gravemente afetado, seis meses após o ocorrido, o setor desempenhou um papel crucial na recuperação econômica da região. As programações de Natal, por exemplo, têm atraído visitantes, indicando uma retomada gradual. As iniciativas para revitalizar o turismo são vitais para o fortalecimento da economia local, destacando a resiliência e o potencial de recuperação da região mesmo após desastres naturais significativos – acrescenta.
A cerimônia de abertura do Festuris será às 19h30min desta quinta-feira (7) no Palácio dos Festivais. A feira começa, de fato, nesta sexta (8), no Serra Park, e segue até domingo (10).
* A colunista está em Gramado a convite do Festuris.