Representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária estão na região recebendo demandas do setor fortemente afetado pelos eventos climáticos de maio. Uma reunião, nesta terça-feira (11), na Universidade de Caxias do Sul discutiu o Programa Emergencial de Reconstrução do Agronegócio, e questões como a dificuldade de acesso a crédito e a necessidade de revisão do seguro agrícola foram apresentadas pelos municípios.
— Os técnicos do ministério estão presentes nesta semana em todo o Estado conversando com prefeituras, agricultores. O objetivo dessa escuta é ter mais assertividade nas políticas públicas, para poder tomar melhores decisões — explica Alessandro Cruvinel, diretor de departamento do Ministério do Agricultura.
Os integrantes do gabinete também visitaram áreas atingidas de Forqueta, Vila Cristina e Santa Lúcia do Piaí. A partir das vistorias e dos pedidos recebidos, um relatório será elaborado.
Novas visitas serão feitas nos próximos dias aos municípios de Bento Gonçalves, Nova Petrópolis, Gramado e Feliz. Além disso, uma nova reunião está programada para a próxima semana.