Um espaço de convivência e relaxamento para os funcionários da Metalúrgica Guarany, em Caxias, projetado juntamente com a mudança de sede no ano passado, está virando realidade. A sala de descompressão será inaugurada nesta sexta-feira (26) e, como o nome sugere, se propõe a ser um ambiente para aliviar a pressão da rotina de trabalho.
A sala tem sofás, pufes, jogos, livros e revistas e poderá ser utilizada no intervalo de almoço, em pausas para um café e até mesmo depois de encerrado o horário de expediente. Os colaboradores poderão, por exemplo, usar o local enquanto aguardam carona ou a hora de ir para a faculdade.
— A ideia é sair da tensão para ativar outras áreas do cérebro. Tem jogos, cadeiras diferentes, não tem tevê e tem "nada", para não fazer nada também — explica a sócia e diretora administrativa e comercial da Guarany, Vanderléa Ghisi Marangoni.
Com o novo ambiente, a empresa espera benefícios como redução do estresse, melhora do clima, estímulo à criatividade, fomento ao trabalho em equipe e aumento da saúde mental e bem-estar, além de maior produtividade.
A Metalúrgica Guarany tem, atualmente, 40 funcionários.
Neuroarquitetura
O projeto da sala de descompressão é assinado pelas designers de interiores Sandra Vergani, Ariane Pistorello e Kelyn de Souza, da Open Design de Interiores. Assim como a nova sede da empresa, inaugurada em novembro de 2023, o ambiente foi planejado com base na neuroarquitetura, conceito que busca unir os campos da arquitetura e neurociência para criar espaços que impactam positivamente no bem-estar e comportamento.
O investimento no novo espaço foi de cerca de R$ 40 mil.