Criada em Caxias do Sul, a B4CH Block4 Connect vive a expectativa de conquistar os primeiros clientes durante o South Summit. Fundada por Daiane Gonçalves de Carvalho, ela foi selecionada para o SheLeads Startups, uma rodada de negócios voltada exclusivamente para startups com empreendedoras mulheres. A iniciativa ocorre nesta sexta-feira (22), último dia de evento em Porto Alegre.
A B4CH Block4 Connect é fruto da tese de doutorado em Administração de Daiane, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Foram quatro anos de pesquisa que resultaram em uma plataforma de blockchain para rastreabilidade da produção de vinhos – o blockchain é a tecnologia da criptomeda bitcoin. Os estudos incluíram viagem à Europa para conhecer a aplicação da tecnologia em vinícolas italianas, pioneiras no sistema.
Na plataforma são inseridas informações desde o cultivo da uva até o momento em que chega ao consumidor final. A tecnologia blockchain possibilita que consumidores tenham acesso as dados em tempo real sobre o produto por meio de um QR code impresso na garrafa:
— Os dados são inseridos na plataforma e não podem ser alterados. São informações sobre origem, características, proveniência, denominação de origem, certificações e substâncias utilizadas – explica, acrescentando que também constam práticas de sustentabilidade e responsabilidade social, como a conformidade com a legislação trabalhista.
Daiane ressalta que a plataforma foca no setor vinícola, mas pode ser usada em qualquer cadeia produtiva.
Interesse pelo tema
Embora seja de uma região produtora de uvas e vinhos, Daiane não tem familiares que atuam no ramo. O interesse surgiu ao perceber o potencial e ao se encantar pelo tema.
A startup tem outros quatro sócios e recebeu apoio do Inova RS para participar do South Summit.