Embora a semana prometa ser quente, com temperaturas passando da casa dos 30°C, o comércio já está no clima das promoções de verão. O Prataviera, por exemplo, anunciou liquidação para quinta (8), sexta (9) e sábado (10).
A intenção é queimar o estoque de roupas da estação, além de protetor solar, produtos de cuidados com a pele, artigos de praia e piscina, eletrônicos portáteis e calçados para impulsionar o faturamento. A estimativa é aumentar as vendas em 15% em relação ao ano passado.
Conforme o presidente do Sindilojas, Rossano Boff, não há uma liquidação unificada na cidade e as promoções acabam sendo pontuais. Cada loja realiza a queima com critérios próprios.
— Na sexta-feira, durante o Arrastão no Comércio para divulgar a Festa da Uva, a gente percebeu algumas lojas já fazendo promoções. O ideal seria fazer na última semana de fevereiro (para aproveitar o calor), mas talvez o lojista esteja com estoque alto e precise liberar espaço para a coleção outono-inverno. Às vezes, abre mão da rentabilidade para colocar o estoque para fora — destaca.
Segmentado
A semana promete ser também de procura por fantasias e adereços de Carnaval. A folia começa oficialmente na sexta-feira, com as escolas de samba, e segue nos demais dias com blocos carnavalescos, o que movimenta as lojas especializadas.
Na Luxúria Festas, em São Pelegrino, a busca começou a se intensificar nesta segunda-feira. O maior interesse é por saias de tutu e metalizadas, colares havaianos e maquiagens.
Pensando no aumento da demanda, a loja estendeu mas últimas semanas o horário de atendimento, inclusive no sábado.
— Acho que a partir de quinta-feira vai estar bem movimentado — diz Daniele Lima, funcionária.
De acordo com Rossano Boff, a data não chega a impactar nos números do comércio. Mas, segundo o presidente, manter as lojas abertas neste período garante outras vendas importantes.
— Temos a necessidade de abrir, porque as pessoas estão de volta das férias, precisam comprar material escolar, por exemplo. Nas lojas segmentadas, sempre vende algo, porque o pessoal gosta de uma festa — diz.