Quase pronto e com previsão de inauguração no final de janeiro, o Fort Atacadista já contratou 12 jovens de 17 anos que vivem em abrigos de Caxias do Sul. As admissões fazem parte do Projeto Transformar, do Grupo Pereira, desenvolvido também em unidades do Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e São Paulo, além do próprio Rio Grande do Sul.
Todos os contratados em Caxias são efetivos e passam agora por formação e acompanhamento até a abertura da loja, no bairro Exposição. A previsão é de mais contratações de jovens aprendizes, com idades entre 14 e 16 anos, quando o atacarejo abrir as portas.
— Primeiro, a gente faz contato com a instituição que faz a seleção deles. Precisa ter o acompanhamento, entender como que eles vêm evoluindo. Tem as formações de acordo com as funções. Por exemplo, o operador de caixa tem todo uma estrutura para aprendizagem. A gente chama de escola cada área de formação específica. A gente faz a integração com todos eles também — explica Adrileny Constantino, coordenadora de ESG do Grupo Pereira.
A contratação foi feita em Caxias em parceria com o projeto Mão Amiga. Os jovens contratados irão desempenhar as funções de operador de caixa, auxiliar de carga e descarga, repositor e auxiliar de perecíveis.
— Eles têm um bom comprometimento, estão aproveitando as oportunidades. Tem as questões pessoais que precisam ser acompanhadas, porque eles passaram por alguma situação junto à família, então, tem esse acompanhamento junto com o abrigo — acrescenta Adrileny.
Empresas como Supermercados Andreazza, Hospital da Unimed, Postos SIM, Orquídea Alimentos e Zaffari também têm jovens de casas-lares no quadro de colaboradores. Além disso, há adolescentes que participam de projetos de jovem aprendiz da Legião Franciscana de Assistência aos Necessitados (Lefan).
Causa animal
O Grupo Pereira também tem outras preocupações, como a causa animal. A cada inauguração de unidade, o Fort Atacadista destina a verba que seria aplicada em fogos de artifícios para uma entidade dedicada ao cuidado com animais. Em Canoas, a Amor de 4 Patas recebeu a doação de R$ 3 mil. Em Viamão, a agraciada foi a associação Anjos de Patas, com R$ 4,5 mil. Caxias do Sul também contará com a iniciativa. A entidade selecionada será divulgada na inauguração da loja.