Com pouco mais de um ano da homologação do plano de recuperação judicial, realizada em agosto de 2022, a Rodobrás, de Caxias do Sul, já quitou 70% da dívida de R$ 210 milhões.
Conforme Saymon e Marcus Rocha Branchieri, irmãos e sócios do escritório de advocacia Rocha Branchieri, responsável pelo processo, foram sanadas as dívidas das classes 1 e 2 (trabalhistas e de credores financeiros, respectivamente) e parte da classe 3, referente a proprietários de lotes. Falta a classe quatro, de médias e pequenas empresas.
O plano não inclui os débitos com as receitas municipal, estadual e federal, que somam pouco mais de R$ 52 milhões e já estão sendo pagos pela urbanizadora.
Para 2024
O novo loteamento que a Rodobrás pretendia lançar até o final deste ano vai ficar para 2024. Segundo Flávio Tonietto, gestor da empresa, o projeto ainda está tramitando na Secretaria do Meio Ambiente. O empreendimento ficará em uma área a cerca de um quilômetro do bairro Parada Cristal, no sentido para São Marcos. A previsão é que tenha cerca de 1,3 mil lotes.