A coluna identificou cinco empresas da Serra entre as ganhadoras da medalha grande ouro do 23º Concurso Vinhos e Destilados do Brasil: Grutinha e Arbugeri, de Caxias do Sul, Jolimont, de Canela e Salton e Casa Bucco, de Bento Gonçalves.
A vinícola Grutinha ganhou com o Grutinha Fratelli Gran Reserva Tannat 2020; a Jolimont, com o Merlot Reserva; e a Arbugeri com o Licoroso Merlot. A Salton faturou duas medalhas: com Salton Brut Chardonnay, Trebbiano, Prosecco e Salton Ouro Brut Chardonnay, Pinot Noir, Riesling. A categoria grande ouro teve 14 premiados no total.
Entre as cachaças, a Casa Bucco ganhou com Casa Bucco Extra Premium 5 Anos e Casa Bucco Extra Premium 6 Anos. Foram 15 premiados no total com a medalha grande ouro.
O concurso ainda distribuiu medalhas de ouro e prata — empresas da região também figuram nessas duas listas. A edição deste ano teve 650 amostras, 15% a mais do que em 2022, de 13 estados brasileiros e do Distrito Federal. Do RS, foram 289 inscritos entre destilados e vinhos.