Como era esperado, a 32ª edição da Mercopar entrou para a história como a maior de todas até agora. Já na quinta-feira, o público havia superado os 35 mil visitantes do ano passado. A geração de negócios também deve supearr os R$ 430 milhões da edição de 2022. Os números finais serão divulgados neste sábado (21).
Para André Vanoni de Godoy, diretor-superintendente do Sebrae/RS, um ponto extremamente positivo da feira foi o mix de expositores, com empresas de vários portes e várias soluções de inovação voltadas para a indústria brasileira. Além disso, ele destaca a forte presença de startups: mais de 300.
— Uma das grandes vantagens da Mercopar é ser uma feira especializada em inovação industrial. Isso gera uma sinergia muito grande entre as empresas. Além disso, o público visitante é bastante qualificado, os nossos investidores estão muito satisfeitos com a qualidade das pessoas que buscaram conhecer as soluções expostas — destaca Godoy.
Encerrada nos pavilhões da Festa da Uva, nesta sexta (20), a feira segue agora durante o ano com o projeto de Mercopar 365 dias para fomentar negócios de forma permanente em uma plataforma digital. A próxima edição presencial já está confirmada para outubro de 2024, mais uma vez em Caxias, e terá o desafio de ser ainda maior que a deste ano.
— Ela vai continuar sendo, obviamente, voltada para a inovação industrial, mas, nós sempre temos a cada edição um tema especifico. Ainda vamos estudar, analisar os resultados da pesquisa que fizemos com os expositores e visitantes. Vamos trabalhar para que ela seja melhor do que a feira deste ano — acrescenta.
Campanha para valorizar a indústria
Durante a feira, o Simecs (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias e Região) lançou uma campanha institucional para reforçar a importância da indústria na vida das pessoas. "A indústria tá em tudo" também busca incentivar o público a escolher a área como carreira profissional.
Em busca de empresas parceiras
Outro lançamento durante a Mercopar foi o do selo "Empresa Parceira", do programa gratuito de qualificação profissional Capacita Caxias. O selo será destinado para empresas que queiram apoiar o programa por meio de edital permanente. O Capacita Caxias atende ao público maior de 16 anos, que queira se qualificar, além de imigrantes e pessoas em vulnerabilidade social.