No clima da primavera, que chega neste sábado (23), uma floricultura de Caxias do Sul lança uma série de workshops para ensinar a cuidar melhor do "produto" que é a cara da estação. Promovido pela Oficina das Flores, o primeiro encontro será no dia 30 e irá dar dicas de como conservar por mais tempo flores de corte.
Como este será apenas para convidados, a sócia-proprietária Ana Meotti Valmorbida topou dar um spoiler para os leitores da coluna. Uma das orientações é fazer a limpeza dos caules, retirando as folhas. O corte dos caules em diagonal também favorece. Além disso, é preciso trocar a água diariamente.
Segundo Ana, a durabilidade — que representa economia para quem gosta de flores — depende também das condições climáticas. No inverno, algumas flores duram até 15 dias. No verão, elas costumam durar menos.
Nos próximos meses, o Oficina das Flores irá realizar encontros abertos ao público sobre outros temas, como cuidados com orquídeas e com plantas para ambientes internos.
A Oficina das Flores tem unidade na Rua Treze de Maio, no bairro de Lourdes, e há quatro meses abriu um ponto de venda no Quinta São Luiz. Prestes a completar 25 anos — o aniversário é no dia 18 de outubro —, o empreendimento aproveita a estação para oferecer também espécies diferentes e descontos para os clientes.
— As pessoas procuram mais nosso serviço durante a primavera porque querem enfeitar e alegras suas casas — diz.