Começa nesta sexta-feira (1º) o período para produtores de uva de mesa de Caxias do Sul se habilitarem ao Selo Municipal dos Produtos Agropecuários e Agroindustrializados. Para receber a certificação, os inscritos precisarão respeitar uma série de critérios que incluem estar de acordo com legislações específicas e adotar boas práticas agrícolas. A intenção da prefeitura é que os primeiros selos sejam entregues até a próxima safra.
Conforme o secretário da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Rudimar Menegotto, o programa começa com as uvas de mesa, mas a intenção é estender para outras culturas, já que Caxias é o maior produtor de hortifrutigranjeiros do Estado e vende para várias regiões do país.
Com o selo, os produtos cultivados em Caxias ganham maior relevância.
— A ideia é o município divulgar, por exemplo, no site da prefeitura os produtos com o selo; ter um espaço diferenciado na Festa da Uva; talvez, criar uma premiação para esses produtos — diz Menegotto.
O selo faz parte do Programa Sabor Caxias do Sul e entrou em vigor em 2022, mas somente agora serão habilitados os primeiros produtos. As inscrições podem ser feitas até 15 de setembro pelo e-mail sag@caxias.rs.gov.br ou pelo telefone (54) 3290-3804. Caxias tem 224 estabelecimentos produtores de uva de mesa. São 284 hectares de área.