O secretário de Desenvolvimento Social do RS, Beto Fantinel (MDB), que foi eleito deputado estadual em 2022, mas cedeu a vaga para participar do primeiro escalão do Governo Eduardo Leite, desistiu de concorrer à prefeitura de Santa Maria. A consequência de sua decisão é que o deputado estadual Carlos Búrigo (MDB), que ocupou a vaga de Fantinel no Parlamento gaúcho, continuará na Assembleia. A coluna não acreditava na desistência de Fantinel de concorrer à prefeitura de Santa Maria.
– Foi uma decisão difícil tomada em meio a dias difíceis. Veio a chuva, e mudou os planos. Como secretário do Desenvolvimento Social, estou há mais de um mês virando dias e noites, nessa hora de reconstrução. O meu senso de responsabilidade com o Rio Grande não permite que eu deixe essa missão agora. Por isso, decidi abrir mão da disputa à prefeitura de Santa Maria – justificou Fantinel, em postagem em rede social.
Se fosse concorrer a prefeito, Fantinel tinha até esta quarta-feira para deixar o governo e, nesse caso, retornaria à Assembleia. Como não vai concorrer, segue no governo, não retorna à Assembleia e Búrigo segue ocupando a vaga de Fantinel.