O governo do Estado anunciou com pompa nesta quinta-feira que as rodovias do Bloco 3 do programa de concessões (Serra e Vale do Caí) serão as primeiras vias estaduais do país a contar com o sistema de cobrança free flow – que não necessita das praças físicas de pedágio, que serão substituídas por pórticos. A novidade, que pretende estabelecer fluxo livre para veículos, começará pela implantação em setembro do primeiro pórtico em local próximo à praça física hoje existente em Flores da Cunha – com cobrança em dezembro. A implementação do sistema chega depois que o Contran (o Conselho Nacional de Trânsito) regulamentou a modalidade em dezembro passado.
A novidade vem embalada com o verniz da modernidade que se vale da tecnologia para facilitar a vida do usuário, dos ganhos ambientais e operacionais, sem estruturas físicas, sem desapropriações e com redução de poluentes. Foi anunciada em entrevista pelo governador Eduardo Leite. Também promete racionalização e tarifa mais barata. Um ponto fundamental do sistema é que o governo deve implantar, dois anos após a instalação dos seis primeiros pórticos, que substituirão as seis praças físicas do bloco, a segmentação de trechos com a instalação de mais de um pórtico, o que permitirá a cobrança proporcional ao trajeto percorrido. Assim, o motorista, em vez de pagar a tarifa cheia na praça física, como é hoje, passará a pagar proporcional pelo trecho utilizado. O portal do governo menciona exemplo e cita explicitamente o pagamento em “valor proporcional”.
A dificuldade do anúncio do governo é que ele não veio acompanhado de estudos de impacto para a novidade. Essa segmentação da cobrança sugere que mais motoristas paguem valores menores, uma espécie de “democratização do ônus da tarifa”, mas não se pode ter certeza disso. O anúncio é recente demais, e não esclareceu uma infinidade de dúvidas, que vão surgir a partir de agora, bem como o tamanho do impacto que a novidade vai produzir. Ela ainda não foi percebida em sua extensão por todos os interessados.
"Segmentar os valores", explica Leite
O governador Eduardo Leite detalhou na entrevista coletiva que apresentou a modalidade free flow como se dará o processo de segmentação da tarifa do pedágio:
– Depois desse período (dois primeiros anos de implantação dos seis primeiros pórticos), a partir dos estudos e dados que serão levantados, passaremos para a análise da oportunidade de segmentação desses pontos, segmentando também os valores que são cobrados.
Ele promete:
– Garantiremos uma cobrança mais justa, já que o condutor vai passar a pagar só pelo trecho da rodovia que utilizar.