Direto do túnel do tempo. Há exatos nove anos, em 20 de março de 2014, realizava-se em Brasília reunião de grupo de trabalho da Associação Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) com o então vice-prefeito Antonio Feldmann, também coordenador da Comissão Especial do Trem Regional, e com o então secretário de Gestão e Mobilidade de Bento Gonçalves, Mauro Moro (na foto acima). Naquele dia, a ANTT informava que o projeto de Trem Regional na Serra Gaúcha, interligando cinco cidades, era o mais avançado entre os 64 projetos em tramitação pela reativação do trem, já tendo aprovado o estudo de viabilidade técnica, econômico-financeira, social e ambiental e tendo sido realizada uma audiência pública pelo Ministério dos Transportes.
O grupo de trabalho da ANTT informou naquela ocasião que a reativação do transporte ferroviário de passageiros entre Caxias do Sul e Bento Gonçalves, interligando Farroupilha, Carlos Barbosa e Garibaldi, tinha recursos assegurados no PAC 3 (o Programa de Aceleração do Crescimento) como trecho-piloto do Programa Federal de Trens Regionais de Passageiros.
O grupo também informou naquele dia que havia sido escolhida como percurso a "alternativa 1" do estudo de viabilidade, com 60 quilômetros de linha férrea, sendo 14 deles totalmente novos e 46 reaproveitados com adequações. O projeto incluía 13 estações convencionais e mais uma de integração.
Inacreditável! Toda essa caminhada, todo esse acúmulo de mobilização regional se perdeu sem que a região tenha esboçado interesse em garantir a reativação do transporte ferroviário.