Vêm projetos polêmicos pela frente para exame pela Câmara de Vereadores. A autorização para PPP para iluminação pública promete. Outro que já está gerando debate com a população — e isso é bom — é o projeto do vereador Adriano Bressan (PTB), vice-líder do governo na Câmara de Caxias do Sul, que propõe o compartilhamento dos corredores de ônibus com táxis e vans escolares e de fretamento,
Bressan defende seu projeto argumentando que estes veículos também oferecem transporte coletivo de passageiros e, trafegando pelos corredores, darão mais fluidez ao tráfego. Só que, ao mesmo tempo, causam menos fluidez ao tráfego dos ônibus. É esse exame que se dará no debate. Na arrancada, o secretário de Trânsito, Transporte e Mobilidade de Caxias, Alfonso Willenbring Júnior, disse que o projeto precisa ser analisado com “muita cautela”. Diz que é preciso recuperar o transporte coletivo, que perde usuários ano a ano, com impacto na tarifa, e que a proposta não pode interferir na agilidade dos ônibus.
Avaliando as primeiras manifestações do secretário, em entrevista ao programa Gaúcha Hoje, da Gaúcha Serra, na terça-feira, o vereador Zé Dambrós (PSB) traduziu e projetou:
– Escutei, hoje (terça-feira) de manhã, o secretário de Transportes que, com seus técnicos, acha que não é uma boa ideia. Então, quero dizer o seguinte: precisa muito estudo. Eu acho até que o prefeito... Pela Câmara vai passar o seu projeto, mas o prefeito deve vetar — disse a Bressan.
Na Câmara, a proposta do vice-líder do governo ganhou o apoio dos vereadores Wagner Petrini (PSB), que é presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano, Transporte e Habitação (Cduth), Ricardo Daneluz (PDT) e Clovis Xuxa (PTB).
O ponto essencial a ser discutido nessa proposta diz respeito, de fato, à agilidade do transporte coletivo de passageiros. Não se deixa de reconhecer que os modais elencados no projeto – táxis e vans de fretamento e escolares – têm utilidade ao transporte, porém, é preciso examinar impactos. Truncar o deslocamento dos ônibus pelos corredores é retirar mais qualidade do transporte público, afastando usuários. E encarecendo a tarifa.