As articulações para as eleições de 2022, no caso específico ao governo do Estado, estão em pleno andamento dentro dos partidos. Neste momento, o MDB está fazendo um movimento importante. Coube ao deputado estadual Tiago Simon (MDB) verbalizar a vontade de uma ala peemedebista de ter José Ivo Sartori como candidato do MDB ao governo do Estado em 2022. O movimento tem o aval do pai de Tiago, o ex-governador e ex-senador Pedro Simon.
– Há um sentimento na base do MDB majoritário, senão unânime, em relação a Sartori – disse Tiago à coluna de Rosane de Oliveira, em GZH.
O deputado também fez a defesa em entrevista à Rádio Spaço FM durante roteiro na Serra no fim de semana. Sartori, ao seu estilo, não avança sobre o assunto. Ele tem candidatura natural ao Senado em 2022.
— Mesmo que o partido tenha grandes nomes para a tarefa, Sartori é o grande nome que pode reconduzir o MDB ao Piratini, fez as reformas estruturais de que o Estado precisava e liderou uma mudança de mentalidade — resumiu Tiago à coluna Mirante, do Pioneiro.
Questionado sobre como se convence Sartori a concorrer ao Piratini, ele respondeu:
— É importante o reconhecimento do MDB, valorizando como principal nome para trazer para o centro do debate. O Sartori é homem de partido, nunca se negou. Se for convocado, eu tenho certeza que ele vai ir.
A discussão sobre candidaturas ao Piratini já incendeia os diversos partidos. No caso do MDB, os nomes preferenciais são os do deputado federal Alceu Moreira e do presidente da Assembleia, Gabriel Souza. O nome de Sartori se sobrepõe aos de ambos dentro do partido.
Se quiser concorrer, teria o sinal verde. Mas é um empreitada que envolve risco político.