O prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico, afirmou que ainda haverá necessidade de aportes de recursos para abertura de terceiras pistas em rodovias já existentes para acesso ao futuro Aeroporto Regional da Serra Gaúcha, no distrito caxiense de Vila Oliva. O investimento é necessário e precisa ser prioridade desde já para garantir o fluxo rápido de trânsito nos trechos até o aeroporto, e precisa contemplar desde a fase de construção. A declaração foi dada em vistoria na sexta-feira, em que o prefeito acompanhou o vereador e presidente da Frente Parlamentar do Aeroporto Regional, Sandro Fantinel (Patriota), e o vereador Ricardo Daneluz (PDT) para conferir possíveis acessos ao futuro Aeroporto Regional (na foto).
A expectativa é de que as obras do empreendimento iniciem em meados de 2023. Ou seja, há pouco tempo para viabilizar acessos, especialmente entre Rota do Sol e o futuro aeroporto, que não poderá esperar por um processo de concessão. É hora de buscar os aportes, mas o município ainda não tem projeto do acesso a partir da Rota. Esse é o gargalo.
A secretária do Planejamento de Caxias do Sul, Margarete Bender, em reunião da frente parlamentar, disse que o acesso deve ser alternativo a Fazenda Souza, passando ao sul da zona urbana do distrito.