No domingo, 13 de outubro, o bairro São Pelegrino receberá uma programação para envolver os moradores e sinalizar a vitalidade e a potencialidade da região para oferecer aos caxienses e visitantes uma cidade pulsante, com atrativos capazes de estimular as pessoas às ruas e aos espaços públicos. Será o Circuito VivaSãoPelegrino, dentro do projeto VivaSãoPelegrino. O circuito, com saída às 9h do Teatro Moinho da Estação, inclui um passeio guiado pela região com historiadores e arquitetos.
A iniciativa é do Vivacidade Lab de Ativações Urbanas, um coletivo preocupado em tornar a cidade um lugar melhor para se viver. Lab significa laboratório. São Pelegrino foi escolhido porque seu território possui características que oferecem oportunidades e potencial de transformação do lugar para melhor para as pessoas e os negócios, já havendo diversidade e equilíbrio de usos e atividades. É área residencial, com a presença de comércio, educação, serviços e áreas de lazer e uma característica urbana favorável, que convida à ocupação de espaços públicos.
Momento de chamar a comunidade
A etapa inicial do VivaSãoPelegrino foi a idealização do projeto que é multidisciplinar, ou a "ideação", como dizem os organizadores. Está em curso agora a segunda fase, de apresentação para a comunidade e investidores, além de realização de pesquisas.
O projeto foi pensado dentro do movimento MobiCaxias, e agora tem vida própria dentro do Vivacidade, responsável por aplicar a ideia.
As próximas etapas do VivaSãoPelegrino compreendem detalhamento do projeto, parcerias e implantação.
ONU seleciona circuito urbano
O Circuito VivaSãoPelegrino foi selecionado entre os inscritos em um edital de Circuitos Urbanos da ONU-HABITAT, o programa das Nações Unidas para os Assentamentos Urbanos. O tema deste ano do edital é "Cidades Inovadoras e Inclusivas" e conta também com a seguinte pergunta inspiradora: "Como a inovação pode aprimorar serviços e políticas urbanas de maneira inclusiva e sustentável?".
Foram selecionados 162 projetos em 64 cidades.
Leia também
"Os animais são nossos irmãos e não devem ser explorados" diz frei durante bênção em Caxias do Sul
"Estou tentando fazer desse limão uma limonada", diz Laís Souza, em Caxias do Sul, sobre acidente que a deixou tetraplégica
MPs entram com ação civil pública para garantir a realização da Parada Livre no centro de Caxias