A jovem Milena Martini, 18 anos, teve um gesto de desprendimento e valorização à educação. Selecionada para uma vaga de emprego na empresa Libergas, dentro do programa Jovem Aprendiz, resolveu doar o primeiro salário que recebeu em sua iniciante vida de trabalhadora, cerca de R$ 640, à Escola Municipal Dezenove de Abril, no bairro Cidade Industrial, em Caxias do Sul.
Milena estudou na Dezenove de Abril de 2011 a 2014, do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, dos 11 aos 14 anos. Foram tempos que ela não esquece, de aprendizado, de convívio, de boa relação com os professores e a comunidade escolar. Ela conta que a doação foi uma promessa que fez quando correu atrás de uma vaga para trabalhar. Tomou a decisão de, caso fosse selecionada, destinar o primeiro salário, recebido em 3 de abril deste ano, à Escola Dezenove de Abril. Hoje, a jovem, que é moradora do Cidade Industrial, cursa o 3º ano do Ensino Médio na Escola Estadual Alexandre Zattera, no Desvio Rizzo.
Além da contribuição financeira, o gesto de Milena tem um valor simbólico muito grande, quando se sabe das dificuldades das escolas da rede pública. O valor repassado pela ex-aluna à escola já teve destinação: a compra de janelas para a sala do Grêmio Estudantil, que agora recebeu o nome de Grêmio Estudantil Milena Martini, para tornar mais perene a passagem da jovem pela Escola.
— Nós repassamos o dinheiro doado para melhorias na instituição. Acredito que hoje precisamos de boas ações, por isso estamos emocionados. A inauguração da sala do Grêmio é modesta, mas leva para sempre o nome da Milena — diz o diretor da escola, Rudimar Reali.
É uma bela história de valorização à educação.
"Quis demonstrar meu carinho"
A coluna conversou com Milena por telefone na quinta-feira à noite. Confira:
Por que você resolveu doar seu primeiro salário?
Tinha feito uma promessa de que, se ficasse com a vaga de emprego, doaria à escola. Fiz a promessa quando consegui fazer a entrevista. Eu quis demonstrar todo meu carinho com a escola. Foi uma época muito boa estudar ali.
Do que mais você gostou na época em que estudava na Dezenove de Abril?
Da convivência entre professores e alunos. Era uma convivência amigável. A escola é bem acolhedora, os professores prestavam muita atenção nos alunos, não só no cuidado à disciplina, mas também se interessavam pelos alunos. Sou agradecida pela atenção, aprendizado e carinho que recebi. É uma escola muito familiar. É difícil ver isso atualmente.
O que a direção da escola achou do teu gesto?
Nossa, eles ficaram surpresos. Os diretores (a equipe diretiva) atuais foram todos meus ex-professores. Eles nem queriam aceitar. Chegaram a propor que eu doasse só a metade, mas eu doei todo o salário.
Congratulações da Câmara
Por causa do gesto da ex-aluna da Dezenove de Abril, o vereador Edson da Rosa (MDB) encaminhou à Câmara um voto de congratulações a Milena Martini.
"Gestos como esse ratificam a importância da educação na vida das pessoas, dando esperança a todos. Expresso aqui o meu reconhecimento por sua generosidade (de Milena) e pelo exemplo que transmite a tantos estudantes", diz o texto.
Leia também
Vacinas contra a gripe serão disponibilizadas para toda a população de Caxias a partir de segunda-feira
Polícia Civil prende suspeito de vender drogas próximo a escola de Vacaria
De Manta e Cuia: Como as baixas temperaturas influenciam no modo como vivemos