O Aeroporto Regional Hugo Cantergiani, que passou a ser administrado totalmente pelo município de Caxias do Sul, começou a semana com novidades e tem mais mudanças previstas para os próximos meses. O primeiro destaque é que a Azul passou a operar com uma aeronave A320 no trajeto Caxias do Sul-Campinas. O voo é diário, mas o avião maior, com capacidade para 176 passageiros, será utilizado somente nos dias de maior lotação. Antes disso, a companhia só utilizava os modelos Embraer 190 e 195 neste trecho, que atingia o máximo de 120 pessoas.
Na estreia do A320 em Caxias, a Azul enviou uma de suas aeronaves da chamada Frota Mágica. Trata-se de um avião temático com a pintura de personagens da Disney. A aeronave que pousou em Caxias tinha o Mickey na cauda.
A outra novidade prevista para o aeroporto de Caxias é que o voo para Congonhas deve mudar de horário a partir de 14 de maio. De acordo com o diretor do aeroporto, Maurício Loreto D'Avila, a aeronave vai pousar cerca de meia hora antes e a mudança atende a um pedido feito pela administração para evitar muito movimento no mesmo horário no terminal.
— Em alguns dias, tínhamos mais de 300 pessoas no mesmo horário no aeroporto — conta D'Avila.
É que o voo da Azul para Campinas hoje chega, praticamente, no mesmo horário da Gol. A companhia sinalizou, então, que o voo chegará às 13h30min e partirá às 14h15min para Congonhas.
Além das mudanças em relação à aeronave e horários, Caxias do Sul terá mais um destino a partir de junho. A Gol pretende retomar o voo para o aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro. Segundo D'Avila, a operação do trajeto vai aproveitar o período de férias de inverno, mas a intenção manifestada pela companhia é de manter o voo de forma regular. A previsão é que o avião pouse por volta das 11h30min nas quartas, sábados e domingos. O trajeto foi interrompido pela companhia em fevereiro.