Uma startup de Caxias do Sul lançou um aplicativo gratuito para garantir acessibilidade e autonomia para pessoas com deficiência visual nas compras de casa.
O Alia Inclui é uma tecnologia pioneira no país que surge para audiodescrever rótulos diversificados para que pessoas cegas e de baixa visão saibam o que estão adquirindo nos supermercados.
O aplicativo, disponível para Android e iOS, busca melhorar a qualidade de vida dos mais de 7,8 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência visual que residem no país, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2022, ao oferecer acesso, liberdade, inclusão e autonomia por meio do serviço pioneiro.
— Muitas pessoas não vivem a experiência de ir aos supermercados e farmácias por falta de acessibilidade, incluindo ruas, estabelecimentos e, sobretudo, nos produtos. A Alia Inclui surgiu para ser parte de um movimento de transformação desta realidade, permitindo o acesso a informações importantes, tanto no momento da compra quanto no consumo, como: nome do produto, peso, valores nutricionais, quantidade, entre outros campos cadastrados —explica Caroline Dall Acua, mulher com deficiência visual e cofundadora do aplicativo, com duas outras sócias gaúchas, Débora Rosati e Tatiana Duarte.
Para usá-lo, basta abrir o aplicativo e apontar a câmera do celular para um produto que as informações serão veiculadas pelos recursos de voz do celular.
Apoio de empresas da Serra
As ações de lançamento da Alia Inclui também incluem treinamentos e capacitações para empresas e seus colaboradores com apoio técnico e vivencial para que se tornem vetor de inclusão e acessibilidade.
Em pouco tempo, a tecnologia já tem o apoio da vinícola Casa Valduga da Serra, além da indústria de sorvetes Urca, da consultoria Unltd, que atende grandes players como Sportv e Netflix, entre outros aliados.