A malharia Anselmi, com sede em Farroupilha, comprou um prédio histórico no distrito de Nova Milano. A área, de cerca de quatro mil metros quadrados, da antiga Cooperativa Vitivinícola Emboaba, foi adquirida em leilão no ano passado. Quem passa pela RS-122, no sentido Farroupilha-Porto Alegre, avista a marca Anselmi na parte mais nova da construção, que já está funcionando como estoque.
Mas os planos da empresa farroupilhense são maiores. Além de apoio para a expansão fabril, a pretensão é transformar a área em um museu que valorize a história da região que é berço da imigração italiana no Estado.
_ A gente quer restaurar e tornar o espaço uma vila italiana, para que seja um ponto turístico de Farroupilha. Lá dentro ainda temos pipas antigas, tem muitas antinguidades, é um espaço maravilhoso para eventos também _ antecipa Maria Anselmi, fundadora da marca.
Além desta aquisição em Nova Milano, uma nova sede deverá ser construída em outra área de 36 mil metros quadrados comprada pela malharia, às margens da RS-122, ao lado da Tramontina T Store. A aposta no turismo tem sido muito destacada pela empresária, que pretende que a nova sede também possa ser visitada. Assim, a antiga cooperativa virará um espaço para enaltecer o passado, enquanto a nova matriz da companhia vai mostrar as tecnologias e o futuro da indústria.
Ainda não há previsão de início das obras, mas a ideia é que comecem primeiro em Nova Milano com investimentos na parte fabril e de turismo sendo feitos de forma conjunta. Maria destaca que as operações fabris de Feliz e Alto Feliz, com tinturaria e fiação, seguirão operando normalmente mesmo com a expansão na cidade da matriz.
— A tecelagem é quase toda feita em Farroupilha e nós precisamos ampliar essa produção. Farroupilha vai ficar focada nisso e na área de vendas. Com certeza, serão gerados mais empregos, mas ainda não sabemos quantos — explica a empresária.
Como ainda a malharia está em fase de contratações de projetos, o valor que vai ser investido e a expectativa de conclusão das obras ainda não estão fechadas.
Em tempo: para trazer estas novidades para a Serra, caso do turismo de negócios, a empresária faz diversas viagens em feiras mundiais. Neste ano, estará novamente em Nova York participando da NRF.