A jornalista Juliana Bevilaqua colabora com a colunista Babiana Mugnol, titular deste espaço
As isenções já existem, mas para reforçar a existência dos benefícios para quem é microempreendedor individual (MEI), a prefeitura de Gramado sancionou uma lei que altera o Código Tributário e copia a legislação federal que desobriga pagamento de taxas.
— É um reforço das informações, porque essas questões sempre geram confusão — explica o secretaria municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Relações Institucionais, Ike Koetz, referindo-se a processos como abertura, registro, alvará, licença, entre outros.
Gramado tem, atualmente, cerca de 3 mil microempreendedores, e a maioria é ligada a serviços. A prefeitura, segundo Ike Koetz, trabalha no levantamento das atividades para criar cursos de capacitação de acordo com o perfil dos MEIs.
Na Sala do Empreendedor do município, são aproximadamente 300 atendimentos mensais. A maior parte da procura se refere a abertura de empresas, emissão de guias de pagamento e de declaração e análise de viabilidade.
Sebrae Delas
Desde outubro do ano passado, a prefeitura de Gramado participa do projeto Sebrae Delas, para fomentar o empreendedorismo feminino. Trinta mulheres selecionadas pelo projeto trabalham nos respectivos negócios, que serão apresentados na Feira Feito, em Gramado, em abril. Haverá uma pré-apresentação durante a Gramado Summit, em abril também.
— Tem mulheres daqui, de outros estados e da Venezuela e Colômbia também — conta o secretário.