Embora os números não estejam fechados, porque boa parte das compras de Natal foram feitas de última hora, balanço parcial do Sindilojas Caxias aponta que a data comemorativa mais importante do ano para o comércio teve balanço positivo.
O presidente do Sindilojas Caxias, Rossano Boff, destacou um volume de vendas superior ao do ano passado:
— O comerciante está bem animado. Dezembro de 2022 foi bem diferente dos outros anos, sem restrições de pandemia — explicou.
Como um dos legados dos últimos anos, destacou o trabalho mais intenso de divulgação das lojas caxienses nas mídias digitais, o que também auxiliou no bom desempenho deste ano.
Segundo Boff, alguns segmentos chegaram a registrar até 25% de aumento nas vendas e a variação positiva levantada entre os lojistas ficou entre 6% e esta mesma máxima, de 25%.
Artigos de cama mesa e banho, confecções, calçados e produtos da chamada linha branca e eletrônicos tiveram destaque de comercialização em dezembro, segundo o presidente da entidade. Boff acrescenta que esta última semana do ano também costuma registrar vendas, mesmo com a cidade mais vazia.
Para 2023, a indústria regional aquecida já se mostra um bom termômetro para o comércio, segundo Boff.
Embora os primeiros meses do ano tenham baixa movimentação em função das férias, a temporada de promoções costuma auxiliar o varejo local. O presidente apenas destaca que, como as vendas foram boas no fim do ano, os estoques estão baixos.