Conhecido como Bira, Ubiratã Rezler, diretor executivo da Rezler Chavetas e Usinados, é o candidato da chapa já confirmada para concorrer à presidência do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul e Região (Simecs). O edital para as eleições do principal sindicato industrial da Serra foi publicado nesta quinta-feira. As eleições estão marcadas para o dia 24 de novembro, das 8h às 18h, na sede da entidade.
O grupo de Bira é o de situação e deve dar sequência ao trabalho que vem sendo desenvolvido pela atual diretoria executiva. Entre os nomes que compõem a chapa estão o de Ruben Antonio Bisi, diretor de Relações Institucionais da Marcopolo, que já integra a diretoria do Simecs. Outros dois nomes que já atuam na entidade e estão junto são o de Gustavo Polese, diretor jurídico nas Empresas Randon, e Alessandro Ferreira, também diretor na Marcopolo. Se eleita, a chapa de Rezler deve começar o ano no comando. O candidato, por enquanto de chapa única, tem mais de 25 anos de atuação na indústria e comanda uma empresa com mais de 50 anos de história. Bira foi presidente do APL Metalmecânico e Automotivo da Serra Gaúcha de 2017 a 2021.
Desde então, também passou a atuar no Simecs. Atualmente, participa do conselho deliberativo da CIC e de dois conselhos da Fiergs: o de Futuras Lideranças Associativas (Comlider) e o Conselho da Pequena e Média Indústria (Copemi), além de estar no conselho consultivo do Sesi e do Senai.
O diretor da empresa que fabrica chavetas já adianta a palavra-chave de sua gestão caso seja eleito: escalabilidade.