A expressão "essas mais de mesa" remete com facilidade à Festa da Uva, onde os visitantes são recebidos logo na entrada do parque de eventos com parreirais. Nos últimos dias, eles sumiram da alameda principal. Mas, calma, eles vão voltar.
Rudimar Menegotto, secretário municipal de Agricultura, disse que a remoção ocorreu para modernização do sistema de condução das videiras, que passará a ser em espaldeira para abrigar uvas viníferas. Uma outra área ao lado já havia sido plantada com uvas de mesa no ano passado e terão a sua primeira safra em 2023.
— Queremos fazer um parreiral didático. Serão 21 variedades finas, sendo 12 tintas e nove para vinhos brancos. A ideia é que o turista entenda melhor a produção ao visualizar as variedades de uvas mais plantadas na região e Rio Grande do Sul como um todo — explica Menegotto.
Serão plantadas 200 mudas, o que pode render cerca de uma tonelada de uva. A reconversão ocorre em parceria com a Delta Fértil, Voestalpine e Vitacea Brasil. A prefeitura entra com mão de obra. A retirada das antigas parreiras foi concluída nos últimos dias. Agora, entra a fase de preparar o solo para plantio de uma primeira leva de uvas até outubro. As mudas serão plantadas em 2022 e 2023, conforme disponibilidade. A conclusão do projeto está prevista para o ano que vem.
As variedades que estão previstas na nova área:
Tintas
Merlot
Cabernet Sauvignon
Cabernet Franc
Ancelotta
Pinot Noir
Touriga Nacional
Tannat
Marselan
Malbec
Gamay
Carmenère
Bonarda
Brancas
Moscato Branco
Moscato Embrapa
Moscato Terracina
Chardonnay
Riesling
Prosecco
Sauvignon Blanc
Gewürztraminer
Malvasia