Uma extensa área do bairro Exposição, em Caxias do Sul, vai estar bastante movimentada nos próximos dias. Desocupada desde 2016, ano em que foi encerrada a produção da Robertshaw, a área da antiga multinacional foi adquirida em leilão pela Fort Atacadista do Grupo Pereira, e os trabalhos de demolição da estrutura, de mais de 20 mil metros quadrados, começaram ainda em outubro de 2020. Concluída esta etapa e com o projeto aprovado para a construção de um supermercado no lugar da indústria, máquinas devem trabalhar no terreno nos próximos dias. A previsão é de que a operação seja inaugurada até a metade do ano que vem.
O novo prédio terá 23,3 mil metros de área construída e 500 vagas de estacionamento. Só de loja serão cinco mil metros quadrados. Márcio Lucatelli, da Ricardo Schumacher Arquitetura, empresa que presta consultoria para a obra, destaca que nesta fase de obras estão sendo feitas as escavações. Já foi contratada a empresa que vai gerenciar a mão de obra para que faça as contratações necessárias. Ao anunciar a aprovação do projeto, a prefeitura também disse que será parceira no processo de preenchimento de vagas para a etapa de obras, com um escritório para entrega de currículos instalado no local, em breve. Segundo o arquiteto, a previsão é de que a etapa de fundações comece em cerca de quatro meses.
De acordo com o diretor de expansão do Grupo Pereira, Cristiano Paulo Abrahão Caron, o investimento total é de cerca de R$ 100 milhões entre aquisição de terreno e obra. Foi o que ele afirmou na passagem por Caxias no último fim de semana, quando também informou ao município que são projetadas a geração de cerca de 500 vagas de emprego, entre diretos e indiretos. Na manhã desta segunda, Caron conversou também com a coluna e destacou a escolha por Caxias:
— Vai ser a primeira cidade do Estado a ter a rede Fort. Também teremos unidades em Porto Alegre, Canoas, Novo Hamburgo e Gravataí. Escolhemos a cidade pela pujança, pela população e para oferecer uma operação com conforto, em área central e com preços atrativos — afirmou o direto de expansão.
O Grupo Pereira nasceu em Santa Catarina, mas sua sede atual é no Mato Grosso do Sul. Atua nos ramos de varejo e atacado com as bandeiras Comper, Fort Atacadista e Bate Forte. Atualmente, conta com 96 lojas espalhadas por seis Estados. Só com a bandeira Fort são 48 unidades.