A semana foi de anúncios importantes da Universidade de Caxias do Sul. Durante o lançamento do Centro de Coleta de Células-Tronco, o reitor Gelson Leonardo Rech destacou investimentos para ampliar o parque tecnológico da UCS.
A universidade teve o projeto de ampliação do TecnoUCS aprovado em chamada pública para apoio financeiro a parques tecnológicos, na ordem de R$ 13 milhões, por meio da Finep, agência pública que financia a inovação.
Na posse, o reitor já havia destacado investimentos de R$ 100 milhões a partir da Finep, que estão sendo desdobrados em três projetos na área de saúde animal, saúde humana e no Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação. A esses três investimentos soma-se agora mais um, também para o TecnoUCS, voltado para novos negócios.
O recurso será destinado ao aumento da estrutura e da capacidade de atendimento aos programas ligados à geração de novos negócios de base tecnológica. Serão mais 19 espaços para empresas em fase de incubação e aceleração, uma sala de design estratégico para ideação de novos empreendimentos e um laboratório.