O mês de junho vem se consolidando como o período que concentra mais eventos para produtores e público envolvidos com os vinhos de baixa intervenção. Ainda não há legislação específica para a nomenclatura para estes produtos vinificados apenas com a uva, ou sem adição de químicos na elaboração. Por isso, eles também são denominados como naturais, autorais ou da forma que os próprios produtores acreditam que melhor identifica seu vinho. E, para mostrar o resultado deste trabalho, dois eventos vão movimentar a região da Serra nos próximos dias.
O Vinhos da Natureza, que ocorre nesta quinta-feira em Bento Gonçalves, dá a largada aos encontros que demonstram um novo momento da produção regional de vinhos. O evento será realizado no complexo gastronômico Tubuna, do chef Rodrigo Bellora, que apoia iniciativas de produtores de vinho de mínima intervenção há anos. Inclusive, a primeira edição do encontro ocorreu em outro restaurante de Bellora, no Vale dos Vinhedos, antes da pandemia.
— Quando o evento foi criado, eu percebi que, apesar de unidos por uma ideia, não via muito os produtores juntos. E também é uma forma de proporcionar que os consumidores entendam a proposta. É como quando conhecem o Vale dos Vinhedos e viram fãs do vinho gaúcho. Quando conhecem os vinhos de natureza, passam a admirá-los ainda mais, porque as dificuldades para se fazer um vinho assim são gigantes — destaca Bellora.
O evento terá degustação e entrada gratuitos. Os produtores confirmados são da região: Vinhas do Tempo, Vivente, Boroto, Montaneus, Arte Líquida, Eduardo Mendonça, Morgana Forti, De Cezaro, Valparaíso, Faccin, Domínio Vicari e Vanessa Medin. O evento vai das 11h às 19h.
No dia 25 de junho, também será promovido na região o 1ª Encontro de Vinhos Autorais e Livres de Monte Belo do Sul. Serão 14 vinhateiros que vão participar do encontro que será realizado em frente ao Francesco Trattoria na cidade que vem despontando como o principal polo nacional de produtores de vinhos de baixa intervenção. O ingresso custa R$ 150 e dá direito a uma taça personalizada e a degustação entre os produtores, além do show do Wander Wildner.
Ao mesmo tempo que temos a programação na Serra, há produtores da região que também vão participar, neste fim de semana, da Feira Naturebas, em São Paulo, que já vai para sua 10ª edição. É a primeira feira no Brasil especializada em vinhos naturais, orgânicos e biodinâmicos.