Um levantamento divulgado pela empresa Caio Calfat – Real Estate Consulting traçou o cenário de desenvolvimento de multipropriedades no Brasil e os dados de 2022 mostram a região Sul assumindo a liderança no segmento, em novos empreendimentos e unidades ofertadas.
No Brasil, já são 77 cidades, em 20 Estados, com pelo menos um empreendimento no formato em que o imóvel tem mais de um dono. Segundo o levantamento, a região Sul se destaca com o maior crescimento da oferta com 45 empreendimentos já lançados.
O Valor Geral de Vendas (VGV) potencial dos 45 empreendimentos do Sul é de 14,1 bilhões. São 2.678 unidades habitacionais prontas, 2.610 em construção e 1.812 em lançamento na região.
Os 45 empreendimentos no formato multipropriedades já lançados no Sul do país ofertam 7,1 mil unidades e 175 mil frações. Gramado é a cidade com o maior número de equipamentos na região, com 11 empreendimentos.
A Serra Gaúcha conta com 17 empreendimentos distribuídos nas cidades de Gramado (11), Canela (2), Bento Gonçalves (2) e Garibaldi (2).
Só o Grupo Laghetto Golden Multipropriedades, criado em 2016 na Serra Gaúcha, detém cinco empreendimentos de multipropriedades no Rio Grande do Sul. São eles: o Hotel Laghetto Stilo Borges, primeiro empreendimento de multipropriedades em operação em Gramado e o Golden Gramado Resort Laghetto, ambos em operação.
Entrou em operação neste mês o Château du Golden, primeiro hotel boutique do grupo e primeiro e pioneiro no país nestes moldes. Estão em obras o Golden Villagio Laghetto, em Canela, e o Riserva dos Vinhedos Laghetto, localizado em Bento Gonçalves.
O grupo prepara o lançamento, ainda neste ano, de seu sexto empreendimento. Com 160 unidades no formato multipropriedades, será no coração de Gramado, na Avenida Borges de Medeiros.